domingo, 2 de novembro de 2008

Chuva: Use e Abuse

Por Simone Fernandes

No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. O Planeta Terra, quando visto do espaço, assemelha-se a uma grande esfera azul, graças à grande quantidade de água existente em sua superfície.

Devido ao crescimento desenfreado da urbanização e da industrialização dos grandes centros, os lagos e rios e seus afluentes sofrem com a poluição, a redução dos mananciais e com o aquecimento global. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo e somente 0,25% não está congelada.

O consumo desenfreado na indústria e na agricultura (que, de acordo com a ONU, consome cerca de 70% da água disponível no planeta) faz com que a utilização direta da água pelos humanos fique ameaçada - a entidade afirma que, atualmente, 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e 5 milhões morrem anualmente devido a contaminação da água para uso humano.

Para tentar amenizar o problema da falta de água, várias soluções vêem sendo colocadas em prática. Entre elas podemos citar o aproveitamento das águas da chuva. Embora a água da chuva não seja considerada um recurso limpo ou potável - pois, normalmente, ela escoa pelos telhados e calhas, carregando todas as impurezas do caminho - uma pesquisa da Universidade da Malásia deixou claro que, após o início da chuva, somente as primeiras águas carregariam ácidos, microorganismos, e outros poluentes atmosféricos e, em pouco tempo, o líquido já adquire características de água destilada, que pode ser coletada em reservatórios fechados.

Foto: Simone Fernandes

Caixa de coleta de água de chuva

Proprietários de imóveis, arquitetos e designers têm buscado soluções cada vez mais viáveis para a sustentabilidade de residências e estabelecimentos comerciais. Regar as plantas, lavar o quintal, abastecer as torneiras preservando o meio ambiente utilizando um recurso natural cada vez mais escasso como as águas das chuvas envolve economia financeira e natural.

As pessoas mais lúcidas de nossa população já fazem uma boa economia dentro de casa com as orientações sugeridas, tais como:

- Fechar torneiras enquanto escovam os dentes, fazem a barba, ensaboam a louça etc.;

- Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis etc.;

- Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume por descarga;

- Diminuir o tempo no banho.

O sistema de aproveitamento de água da chuva é uma medida inteligente e eficaz. A água da chuva coletada através de calhas, condutores verticais e horizontais é armazenada em reservatório, podendo ser de diferentes materiais. A água armazenada deverá ser utilizada somente para consumo não potável, como em bacias sanitárias, em torneiras de jardim, para lavagem de veículos e para lavagem de roupas.

Foto: Simone Fernandes
Telha com calha condutora interna para recolhimento de água pluvial

O custo do processo de captação de água varia entre R$ 3 mil e R$ 8 mil, para um imóvel de aproximadamente 200 metros quadrados. O retorno pode ser obtido num prazo de três a oito anos. O reservatório deve estar protegido de a luz solar, para evitar a formação de fungos e algas. Também deve ser higienizado constantemente através da filtragem para a retirada de detritos.

Um comentário:

Unknown disse...

Posso utilizar suo de agua pluvial e ao mesmo tempo ter um telhado verde?O custo aumenta?