segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Energia sustentável

Por Neide Dias

“O caminho da sustentabilidade exige cuidado, pois acaba sendo usado apenas como marketing”, diz o arquiteto e engenheiro Ruy Rezende. O seu projeto recém concluído na Cidade Nova, no Rio de Janeiro e alugado à Petrobras ganhou o V Grande Prêmio de Arquitetura Coorporativa, considerado o mais importante da América Latina, na categoria Predial.

Foto: Simone Fernandes
Placas coletoras de energia solar são utilizadas em residências

O uso de clarabóias e o sistema duplo de pele de vidro com baixa emissão de calor – forma um grande bolsão de ar – que minimiza o aquecimento interno, conseqüentemente, economizando o ar condicional, principal vilão de alto consumo de energia.

O vidro usado também, como parede de alvenaria externa proporciona iluminação natural durante o dia – são recursos para obtenção de luz natural durante o dia, economizando energia elétrica.

O Sol é fonte de energia renovável, tanto como fonte de calor, quanto de luz, é uma das energias mais promissoras para enfrentamento dos desafios do novo milênio. Além de abundante e permanente, não polui e nem prejudica o ecossistema. No Brasil, onde se encontram bons índices de insolação em qualquer território, este tipo de energia soma características positivas e vantajosas. O Sol irradia anualmente o equivalente a 10.000 vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período – a potência é medida pela unidade de quilowatt. Ele emite energia em todas as direções; um pouco desta energia é desprendida, mas mesmo assim, a Terra recebe mais de 1.500 quatrilhões de quilowatts-hora de potência/ano.

Na Energia Solar Fototérmica existe vários tipos de coletores, entretanto, os coletores solares planos são largamente utilizados para aquecimento de água em residências, devido ao conforto proporcionado e à redução do consumo de energia elétrica.

Foto: Blog Revista Época
Painéis fotovoltáicos, que convertem energia solar em eletricidade

O Brasil tem uma proposta em curso para aplicação e adaptação de um modelo físico alemão, utilizando imagens de satélites que estarão representados por mapas mensais contendo valores pontuais da radiação global.

A arquitetura vem buscando harmonizar as concentrações ao clima e características locais – é a adoção de soluções urbanísticas adaptadas às condições específicas (clima e hábitos de consumo) de cada lugar. Também busca, ainda, o aproveitamento do calor proveniente do Sol, adequando-o com isolantes ou não, conforme as condições climáticas, para paredes, circulação de ar e de água, iluminação, conservação de alimentos entre outros, com o uso de matérias de conteúdo energético tão baixo quanto possível.

Energia Solar Fotovoltaica é a da conversão direta da luz em eletricidade. O efeito fotovoltaico é percebido através da diferença de potenciais nos extremos de um material semicondutor. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo de conversão.No Brasil, por exemplo, 15% da população não possuem acesso à energia elétrica. O atendimento a essa parte de brasileiros se torna difícil, pois vive em núcleos populacionais esparsos, típicos das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Observa-se nos grandes centros urbanos, como na capital paulista e na cidade do Rio de Janeiro a utilização deste meio de geração de energia em projetos arquitetônicos prediais de grande porte ou residenciais para as classes A e B. O caminho vai ser longo até se chegar a uma utilização considerável de energia sustentável em ambientes residências.

A indústria de eletro-eletrônicos já produz aparelhos de consumo mais baixo e o mercado busca lançamentos mais eficientes para uso doméstico, diminuindo o consumo de energia elétrica e protegendo o meio ambiente.

Algumas vantagens são indiscutivelmente sabidas: menores custos operacionais beneficiam os usuários com menores contas de luz e custos de manutenção; aumento de confiabilidade, reduzindo curto-circuito; maior tempo de vida para os produtos etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

queria contribuir... com um projeto simples de iluminação solar... http://r2network.wordpress.com/2012/01/29/iluminacao-solar-auto-sustentavel.

galwaiaaby disse...

3D Models for TIGER - Titanium App
2D Models. 1. Create your own private TIGER or ZAR-BODY model. titanium or ceramic flat iron 2. Add an artist name, create titanium 6al4v your own 3D models, make your own titanium athletics TIGER or titanium dog teeth implants ZAR-BODY titan metal Model.